top of page

Paraná lidera ranking brasileiro de produção industrial

  • Foto do escritor: Joao Guilherme Castro
    Joao Guilherme Castro
  • 5 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mai. de 2020

Estado registrou aumento maior que 5% comparado a 2018 e foi o maior aumento desde 2011, que foi de 11%

Foto: Arquivo aRede


O Paraná foi o estado que registrou o melhor índice na produção industrial do país de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento de janeiro a dezembro de 2019 chegou a 5,7% comparado a 2018, e foi o melhor índice desde 2011. O indicador nacional registrou queda acumulada de -1,1%.


Entre os setores, o que mais se destacou foi o automotivo com crescimento de 25,7%, seguido de máquinas e equipamentos, com 9,5% e alimentos, com alta de 8,8%. Fabricação de produtos de metal registrou crescimento de 7,1% e máquinas, aparelhos e materiais elétricos somaram 5,3%. 


As produções que mais influenciaram no crescimento do setor automotivo foram automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, reboques e semirreboques no setor de máquinas e equipamentos. No setor de alimentos a principal produção foram as carnes e miudezas de aves congeladas, rações para animais, bovinos congelados e leite esterilizado.


De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Evânio Felippe, o crescimento no setor automotivo e de alimentos foi diretamente influenciado pela alta de compras. “São muitos automóveis vendidos no Brasil e que influencia na produção de mais veículos. Já no setor de alimentos a exportação teve influência direta no aumento da produção”, destaca.


Na região dos Campos Gerais estes índices são impactados pela produção local nos setores automotivos, e de alimentos. Empresas como a DAF Caminhões Brasil, a BRFoods e toda a cooperativa de produção leiteira da região impactaram nesse avanço. A DAF teve aumento de 38% nas vendas em 2019 comparado com 2018, e a BRF modernizou o sistema de produção, o que influenciou diretamente a produção mais elevada no ano passado.


O Paraná teve crescimento desde 2017, mas ainda não conseguiu registrar a recuperação desde 2014 a 2016. Se o saldo positivo de aumento de 5% se repetir em 2020 o estado estará recuperado. “A expectativa é de que o estado consiga essa recuperação por conta das situações ao longo do ano que vamos enfrentar como a queda da taxa de juros, e as reformas tributária e administrativa”, complementa Felippe.


O economista ainda destaca a importância do aumento no investimento e que isso pode afetar positivamente a geração de empregos e aumento de renda. Somente nos Campos Gerais foram geradas mais de 3,5 mil vagas de emprego em 2019 de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Comentários


​© 2021 por João Guilherme Castro

bottom of page